domingo, 1 de outubro de 2017

De início, algumas palavras...


        O blog que aqui se apresenta nasce da necessidade de propagação do fazer zínico como prática de ensino nos espaços escolares, atravessando aquele ensino tradicionalista que se assenta na transmissão e na verbalização de informações úteis aos alunos, sobretudo, em prol de avaliações educacionais. 
         Trata-se, também, de um Produto Educacional elaborado a partir de um trabalho dissertativo, desenvolvido no âmbito do Metrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA)*, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo de Concentração - Biologia, sob a orientação do Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa. O objetivo desse blog é, portanto, fomentar nos docentes e em outros sujeitos o interesse em experimentar o fazer zínico em situações de ensino a partir de experiências exitosas narradas em publicações científicas disponíveis no meio virtual. Além disso, neste espaço pretendemos organizar e expor reflexões que, provisoriamente, entendemos como sendo úteis a uma pesquisa de mestrado, sobre o desenvolvimento da experiência zínica na escola, em especial no ensino de biologia.
       Nessa perspectiva, o blog encontra-se organizado em diferentes partes. O primeiro item apresenta aspectos relacionados a gênese da prática zínica no mundo e no Brasil. O segundo, busca definir o que são fanzines e, após isso, procura elencar suas características principais. Neste momento, informamos, também, sobre as etapas do processo construtivo dos zines – a fanedição – para que o leitor adquira noções sobre a técnica usada na confecção de fanzines. O terceiro ponto trata de questões referentes à prática faneditora em situações de aprendizagem, mais especificamente no âmbito do ensino de ciências e biologia. Por último, tecemos algumas considerações provisórias para propor a ideia de que as práticas zínicas em espaços escolares podem ampliar as possibilidades de aprendizagem dos conteúdos biológicos e (re) aproximar ciências e artes.
      A fanzinagem enquanto atividade artística, pedagógica, educativa, científica ou cultural, vem chamado a atenção de pesquisadores há pouco tempo. Em função disso, é sabido que a publicação nesse campo do conhecimento ainda é singela, se comparada às possibilidades do contexto educacional brasileiro. Nesta ótica, esse blog é uma oportunidade de ampliar os debates suscitados em torno do tema sob exame.

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* O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) está aberto a graduados nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, que atuam nos diversos níveis de ensino, notadamente nos Ensino Médio e Fundamental, bem como profissionais de áreas afins que queiram dedicar-se à pesquisa no ensino. O ENCIMA/UFC tem como principal objetivo estabelecer uma mudança de compreensão do significado de ensinar Ciências e Matemática, principalmente na postura do professor, resgatando o caráter investigativo e da (re)descoberta na Ciência. Nesse sentido, busca trabalhar diferentes estratégias metodológicas que permitam ao professor estabelecer um ciclo de ensino e aprendizagem dinâmico, objetivo e inovador, fundamentando-se em metodologias e tecnologias apropriadas à realidade das escolas e do cenário nacional. 
Informações retiradas do site <http://www.ppgencima.ufc.br>. Acesso em: 06 jan. 2018.

13 comentários:

Unknown disse...

Achei Muito Legal Fazer O Zine Sobre A Doença De Chagas.Gostei Muito Da Esperiencia

ecivania disse...

Gostei muito fazer o zine ....pois foi uma experiência ótima...E pretendo fazer outra vez ..

Unknown disse...

gostei de muito de ter participado do zine foi ótimo.

Unknown disse...

Ameiem ter participado do grupo os fanzineiros, e ainda mas em ter aprofundado no tema que era a Sífilis.

Lara Evelly disse...

foi uma experiência otima!!

Unknown disse...

participei da criação do zine GONOZINE foi muito legal. obrigado professora Jéssyka Melgaço pela opotunidade.

Unknown disse...

Nossa, nunca esperei que fazer fanzine fosse tão divertido, amei a experiência e pretendo participar de novas fanzinadas pelo o mundo á fora!
FANZINE É AAAAAAARTE! <3

Unknown disse...

Foi uma experiência ótima, gostei muito de ter participado, foi top!!

Unknown disse...

Ameeeei, bom dms passar um pouco de nosso conhecimento para os alunos (colegas) ♥️ Hahahahah

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Diante do atual cenário da educação brasileira, na qual a Educação em Ciências vem exigindo aos docentes práticas de ensino que promovam instrumentos didáticos que favoreçam e potencializem a aprendizagem dos conceitos científicos, achei bastante interessante as confecções dos zines e as apresentações dos mesmos pelos alunos, visto que tais instrumentos se consolidaram em materiais ricos em informações, se transformando em fontes de aprendizagens.

Unknown disse...

Muito bom o uso dos fanzines no ensino, não só da biologia, mas também no ensino das demais disciplinas. Esse processo chama a atenção do aluno, pois são eles que criam, extraindo deles a criatividade e a vontade de repassar algum assunto de maneira divertida, informativa e diversificada. Tornando, assim, a aprendizagem mais facilitada para o público alvo.
Prof. Vilmar Teixeira

natureza disse...

Boa noite, amei conhecer esse trabalho. A minha duvida é: vocês ainda estão com o blog ativo? Ainda divulga zines

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