O blog que aqui se apresenta nasce da necessidade de propagação do fazer zínico como prática de ensino nos espaços escolares, atravessando aquele ensino tradicionalista que se assenta na transmissão e na verbalização de informações úteis aos alunos, sobretudo, em prol de avaliações educacionais.
Trata-se, também, de um Produto Educacional elaborado a partir de um trabalho dissertativo, desenvolvido no âmbito do Metrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA)*, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo de Concentração - Biologia, sob a orientação do Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa. O objetivo desse blog é, portanto, fomentar nos docentes e em outros sujeitos o interesse em experimentar o fazer zínico em situações de ensino a partir de experiências exitosas narradas em publicações científicas disponíveis no meio virtual. Além disso, neste espaço pretendemos organizar e expor reflexões que, provisoriamente, entendemos como sendo úteis a uma pesquisa de mestrado, sobre o desenvolvimento da experiência zínica na escola, em especial no ensino de biologia.
Trata-se, também, de um Produto Educacional elaborado a partir de um trabalho dissertativo, desenvolvido no âmbito do Metrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA)*, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo de Concentração - Biologia, sob a orientação do Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa. O objetivo desse blog é, portanto, fomentar nos docentes e em outros sujeitos o interesse em experimentar o fazer zínico em situações de ensino a partir de experiências exitosas narradas em publicações científicas disponíveis no meio virtual. Além disso, neste espaço pretendemos organizar e expor reflexões que, provisoriamente, entendemos como sendo úteis a uma pesquisa de mestrado, sobre o desenvolvimento da experiência zínica na escola, em especial no ensino de biologia.
Nessa perspectiva, o blog encontra-se organizado em diferentes partes. O primeiro item apresenta aspectos relacionados a gênese da prática zínica no mundo e no Brasil. O segundo, busca definir o que são fanzines e, após isso, procura elencar suas características principais. Neste momento, informamos, também, sobre as etapas do processo construtivo dos zines – a fanedição – para que o leitor adquira noções sobre a técnica usada na confecção de fanzines. O terceiro ponto trata de questões referentes à prática faneditora em situações de aprendizagem, mais especificamente no âmbito do ensino de ciências e biologia. Por último, tecemos algumas considerações provisórias para propor a ideia de que as práticas zínicas em espaços escolares podem ampliar as possibilidades de aprendizagem dos conteúdos biológicos e (re) aproximar ciências e artes.
A fanzinagem enquanto atividade artística, pedagógica, educativa, científica ou cultural, vem chamado a atenção de pesquisadores há pouco tempo. Em função disso, é sabido que a publicação nesse campo do conhecimento ainda é singela, se comparada às possibilidades do contexto educacional brasileiro. Nesta ótica, esse blog é uma oportunidade de ampliar os debates suscitados em torno do tema sob exame.
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* O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) está aberto a graduados nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, que atuam nos diversos níveis de ensino, notadamente nos Ensino Médio e Fundamental, bem como profissionais de áreas afins que queiram dedicar-se à pesquisa no ensino. O ENCIMA/UFC tem como principal objetivo estabelecer uma mudança de compreensão do significado de ensinar Ciências e Matemática, principalmente na postura do professor, resgatando o caráter investigativo e da (re)descoberta na Ciência. Nesse sentido, busca trabalhar diferentes estratégias metodológicas que permitam ao professor estabelecer um ciclo de ensino e aprendizagem dinâmico, objetivo e inovador, fundamentando-se em metodologias e tecnologias apropriadas à realidade das escolas e do cenário nacional.
13 comentários:
Achei Muito Legal Fazer O Zine Sobre A Doença De Chagas.Gostei Muito Da Esperiencia
Gostei muito fazer o zine ....pois foi uma experiência ótima...E pretendo fazer outra vez ..
gostei de muito de ter participado do zine foi ótimo.
Ameiem ter participado do grupo os fanzineiros, e ainda mas em ter aprofundado no tema que era a Sífilis.
foi uma experiência otima!!
participei da criação do zine GONOZINE foi muito legal. obrigado professora Jéssyka Melgaço pela opotunidade.
Nossa, nunca esperei que fazer fanzine fosse tão divertido, amei a experiência e pretendo participar de novas fanzinadas pelo o mundo á fora!
FANZINE É AAAAAAARTE! <3
Foi uma experiência ótima, gostei muito de ter participado, foi top!!
Ameeeei, bom dms passar um pouco de nosso conhecimento para os alunos (colegas) ♥️ Hahahahah
Diante do atual cenário da educação brasileira, na qual a Educação em Ciências vem exigindo aos docentes práticas de ensino que promovam instrumentos didáticos que favoreçam e potencializem a aprendizagem dos conceitos científicos, achei bastante interessante as confecções dos zines e as apresentações dos mesmos pelos alunos, visto que tais instrumentos se consolidaram em materiais ricos em informações, se transformando em fontes de aprendizagens.
Muito bom o uso dos fanzines no ensino, não só da biologia, mas também no ensino das demais disciplinas. Esse processo chama a atenção do aluno, pois são eles que criam, extraindo deles a criatividade e a vontade de repassar algum assunto de maneira divertida, informativa e diversificada. Tornando, assim, a aprendizagem mais facilitada para o público alvo.
Prof. Vilmar Teixeira
Boa noite, amei conhecer esse trabalho. A minha duvida é: vocês ainda estão com o blog ativo? Ainda divulga zines
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