CICLO DE OFICINAS DE CRIAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE FANZINES NA EEM JOAQUIM MAGALHÃES (ITAPIPOCA-CE)


      Realizou-se no dias 04/10, 11/10 e 18/10/2017 um ciclo de oficinas de criação e de produção de fanzines na EEM Joaquim Magalhães[1], envolvendo estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Médio que, previamente, demonstraram interesse e curiosidade pelos temas abordados (Escola, Sexualidade, etc.), bem como pela ferramenta midiática em análise (Fanzine). A proposta de produção de fanzines ocorreu no turno da tarde (13:30 as 17:30), nas dependências do LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) e teve como objetivo principal a liberdade de criação e de pesquisa. Fanzines são pequenas revistas informativas feitas com colagens e textos de diversos temas, produzidas com pouco material e custo. Por isso, o processo de produção de textos e imagem ocorreu de maneira prática, criativa, manual, comunicativa e expositiva. A reflexão e criticidade dos educandos/as foi livre sobre diferentes assuntos.

OFICINA 1 - Se você fosse um lugar na escola, qual seria? 
    No primeiro dia de oficina ocorreu a introdução do universo zínico para os participantes através de uma apresentação em PowerPoint combinada com a exposição dialogada de alguns exemplares que os alunos puderam folhear. Na ocasião, também, houve a exibição de vídeos que detalhavam os procedimentos básicos da produção de um fanzine artesanal. Antes das produções, foi feita a apresentação, exploração e/ou discussão do tema escolhido para ser trabalhado naquele dia (Espaços físicos da escola). Após as produções dos fanzines, houve a socialização dos mesmos por meio de roda de conversação. Os registros fotográficos seguem abaixo.
















OFICINA 2 - Sexualidade 
       No segundo dia de oficina trabalhou-se a temática Educação Sexual com os participantes. Antes das produções zínicas, houve uma breve discussão sobre o tema proposto onde os presentes puderam opinar livremente. Neste dia, a oficina contou, especialmente, com música ambiente que atendeu a preferência dos próprios alunos. A finalidade da música como ferramenta combinada a produção de zines foi a de gerar sensações e emoções que pudessem influenciar positivamente o trabalho com os zines. Após as produções dos fanzines sobre Sexualidade, houve a socialização dos mesmo por meio de roda de conversação. Os registros fotográficos seguem abaixo.
































Oficina 3 - Desta vez, eu decido sobre o que vou produzir.
         No último dia de produção de zines na escola, os alunos se deparam com o desafio de discutir e produzir zines sobre temas de suas preferências. A liberdade na escolha das temáticas tornou o momento de produção ainda mais empolgante e especial para os participantes. Então, tratou-se, neste dia, dos seguintes temas: Educação, Violência, Sexualidade, Preconceito e outros. Obtivemos um número de produções bem expressivo. Alguns participantes, inclusive, sentiram-se motivados a experimentar outros formatos de fanzines. No final, os alunos foram convidados a responder um questionário com o intuito de avaliar sua participação nas oficinas. Os registros fotográficos seguem abaixo




























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PROMOTORES DA AÇÃO
OFICINA 1: Profa. Jéssyka Melgaço (Supervisão)
Ariel, Xeêna e Raylson (Oficineiros)
OFICINA 2: Profa. Jéssyka Melgaço (Supervisão)
Lídia, Daniel e Leonia (Oficineiros)
OFICINA 3: Profa. Jéssyka Melgaço (Supervisão)
Mateus, Nadja, Pâmela e Caroline (Oficineiros)

APOIO 
EEM Joaquim Magalhães
Subprojeto PIBID-Bio/FACEDI

AGRADECIMENTO 
A todos os participantes  e envolvidos pelas contribuições.




[1] Escola Estadual de Ensino Regular que se destaca pelo atendimento a um grande número de estudantes oriundos das zonas urbana e rural (sertão, praia e serra) de Itapipoca, bem como das regiões circunvizinhas (Amontada, Trairi, Tururu e Uruburetama). Está localizada no centro urbano de Itapipoca-CE, a 132 km de Fortaleza-CE.

10 comentários:

Unknown disse...

Parabéns aos envolvidos!É sempre bom ver o pluralismos de estrategias para falar sobre ciências, principalmente quanto essas estrategias estimulam a criatividade e a criticidade em nossos alunos.

Unknown disse...

Obrigada, Francisco. Nossa intenção é fomentar em outros educadores o desejo de trabalhar com zines nos espaços escolares. :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Isso tudo é maravilhoso, esse curso é maravilhoso, ameeeeei demais!! Obrigado Jéssica pela oportunidade.

Unknown disse...

Olá,Leonel. Ficamos contentes em saber que você gostou de participar das oficinas de zines na escola. Esperamos que continue produzindo os seus. Grande abraço!

Unknown disse...

Parabéns para todos os envolvidos, a experiência de mediar esse momento foi rica e muito proveitosa quanto formanda e futura docente. Aproveito, e agradeço pelo apoio e por participar desse rico projeto.

Unknown disse...

O ministro da oficina sobre sexualidade,foi de suma importância para minha formação acadêmica, visto que proporcionou além do embassamento teórico, que ocorreu no inicio desse ano de 2017, chamado de ciclo de seminário, onde todos os bolsista do PIBID inclusos no colégio Joaquim Magalhães participaram e obteram conhecimento a cerca do assunto em questão. Pode-se dizer que o ministro de oficinas foram atividades complementares, que estimulou cada vez mais perspetivas para a exercução de semelhantes atividades didáticas, em sala de aula quando estiver exercendo a docência. Além do mais essa atividade complementar despertou nos alunos que participaram, curiosidade, força de vontade e a criatividade, visto que, todos desempenharam muito bem, a parte artística e teórica dos fanzines elaborados.

Unknown disse...

Parabéns aos participantes! Foi uma experiência que proporcionou grande aprendizado para ambas as partes (quem ministrava e quem participava), fiquei muito feliz em poder fazer parte desse projeto.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ministrar esta oficina foi gratificante, pois como futura professora, me permitiu conhecer as potencialidades desse recurso quando aplicado em sala de aula. O brilho no olhar dos discentes ao se darem conta de como poderiam construir as páginas de seu fanzine era perceptível, assim como a diversão estampada no sorriso daqueles que trabalhavam em equipe - eram estudantes que, apesar de estudarem na mesma escola, não haviam conversado entre si. Ou seja, o encanto com a possibilidade de escrever, desenhar, recortar e colar como preferissem, foi maior ao ver o que foram capazes de fazer. E à mim, como licencianda, restou a motivação para não ter medo de tentar algo novo no ensino de Biologia, e a inspiração para buscar novos recursos didáticos que permitam essa interação entre alunos e professores, bem como com o próprio conteúdo que estiver sendo estudado!
Enfim, agradeço à professora supervisora Jéssyka Melgaço que me possibilitou participar desta ideia, aos meus companheiros bolsistas ID que estiveram comigo me ajudando na efetivação da oficina, e aos alunos, que se entregaram à ideia e deram o seu melhor!
Até a próxima!

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